sexta-feira, 29 de junho de 2012

Retirando e adicionando linguagens e legenda em um filme 3D

Este Blog é patrocinado pelo Blog:


Venha fazer parte dessa equipe forte!


Olá,

Este post vai para aqueles que tem TV 3D e desejam executar o mesmo por um PenDrive ou HD externo. Muitas TV's ainda não tem suporte a extensão .MKV, e as que tem apenas suportam o arquivo .MKV com o áudio AC3, caso o .MKV esteja com áudio em DTS o arquivo .MKV do filme não será lido.

Você pode converte o arquivo .MKV para .AVI ou .MP4, sem nenhuma perda de qualidade na imagem, e o melhor de tudo reduzindo o tamanho do arquivo.

OBS: Como o tutorial não é direcionado a conversão do DTS para AC3 apenas deixarei um link para quem deseja realizar essa conversão mesmo não sendo necessária com ajuda do meu tutorial http://blog.cleuby.net/2010/12/27/convertendo-facilmente-o-som-do-seu-video-mkv-de-dts-para-ac3dolby-digital.html


Primeiramente iremos verificar como adicionar uma legenda em um filme 3D e como converte o filme para .avi, já com a legenda integrada.

Primeiramente instale o K-Lite Mega Codec Pack http://www.superdownloads.com.br/download/182/k-lite-mega-codec-pack/ nele haverá todos os plugins necessários

Instale o 3DSubtitler http://www.digital-digest.com/software/3DSubtitler.html

Instale o mkvmerge GUI http://www.baixaki.com.br/download/mkvmerge.htm

Instale o Freemake Video Converter http://www.freemake.com/free_video_converter/


Utilizando 3DSubtitler:

----------------------------------------------------------------------------------------------
Partindo do principio que o filme roda no seu computador e você já possui a legenda do mesmo, vamos utilizar o 3DSubtitler para converte a legenda .srt normal para a legenda em 3d.

3DSubtitler vem compactado, basta descompactar e executar o 3Dsubtitler.exe.

Siga todos os passo desse vídeo tutorial para gerar a legenda 3D no 3DSubtitler http://www.youtube.com/watch?v=PgLtLqQOO4g

Assim que a legenda for gerada, ela irá gerar 3 arquivos .idx, .sub e .xml. Onde precisaremos apenas do arquivo .idx.
----------------------------------------------------------------------------------------------



Utilizando mkvmerge GUI:

----------------------------------------------------------------------------------------------
Após instalar e abrir o mkvmerge GUI, você irá adicionar o filme .mkv e a legenda ao programa, de acordo com informado abaixo:



Lembrando que primeiro clique em ADD e adicione o .mkv e logo após clique em ADD de novo e adicione a legenda .idx. Assim será exibido os campos como informado abaixo:




Em Tracks, Chapters and tags você pode clicar em cima de qualquer uma das listagens, de video, audio 1, audio 2 e legenda, clicando nelas no Track name você poderá diferenciar qual o áudio que está em inglês ou português, e você também pode renomear o Track name  (se desejar), desmarque o áudio que está em português no nosso caso o audio 1, e escolha o local onde será salvo o arquivo a ser gerado em .mkv em "Output file", como informado na imagem abaixo:



Pronto, agora basta clicar em "Start muxing", e aguardar o arquivo ser salvo no local desejado, o processo dura de 7 a 25 minutos dependendo do tamanho do arquivo de vídeo. Após o processo finalizado abra o filme .mkv gerado e apenas teste para verificar se ele está com a legenda ok, dos dois lados da tela. Estando ok, vamos para o próximo passo.
----------------------------------------------------------------------------------------------



Utilizando Freemake Video Converter:


Agora vamos a parte mais simples, com o Freemake Video Converter realize o procedimento como informado abaixo:



Após o arquivo .mkv ser adicionado na opção "+ Vídeo" e você escolhe a legenda que já está indexada no filme, clique em "para AVI". OBS: independente do vídeo estar com áudio AC3 ou DTS, ele será reconhecido e convertido da mesma forma, sem nenhum problema.

Após clicar em "para AVI" siga a imagem abaixo:



Agora basta aguardar a conversão que pode demorar de 2 a 4 horas, dependendo do tamanho do filme. Não se perde nada na qualidade do filme e o tamanho do arquivo ainda diminui até 60%.



UTILIZO A TV:

TV LED LG 3D LW4500 

18 comentários:

  1. Olá Thiago

    Obrigado pelo tutorial, segui os seus procedimentos até gerar o filme MKV utilizando o programa MKVMERGE. Ai fui testar se aparecia a legenda incluída lado a lado dentro do próprio arquivo MKV (antes de fazer a última etapa para converter para AVI)e para minha surpresa nada de aparecer a legenda. Tenho certeza que segui corretamente todos os procedimentos, mas a legenda não se integra dentro o arquivo MKV gerado com a legenda idx. Alguma dica do que pode ter ocorrido?

    ResponderExcluir
  2. Apenas complementando, fiz o mesmo teste procurando inserir uma legenta srt em um filme mkv usando o mkvmerge e deu tudo certinho, a legenda ficou inserida no arquivo MKV. No entanto a legenda sub não é anexada ao filme como a str. Tenho a impressão de que o MKVMERGE não anexa legendas sub usando como referência apenas o arquivo com a extensão idx que foi gerada pelo 3dSubtiter. Conversei com várias pessoas do htfórum e todas que tentaram tiveram o mesmo problema.

    ResponderExcluir
  3. Funcionou perfeito pra mim. Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Oi Thiago, estou com o mesmo problema mas segui seu tutorial e, teimosamente, na última fase, ao invés de converter para .AVI, fui insistente e converti (na verdade, mantive) para .MKV. Não sei se há algum motivo aparente mas o vídeo não rodou no aparelho. Agora estou tentando de outra forma, dessa vez como descrito, em .AVI, tomara que dê certo! Comunico logo menos. Mesmo assim, muito obrigado pelas orientações que, até o momento foram bem claras e muito bem colocadas! o/

    ResponderExcluir
  5. sabe se funciona na Panasonic Viera ET5B Series LED 3D Full HD ????

    ResponderExcluir
  6. uma duvida, eu pego a mesma legenda inical? pois deois de passar pelo mkvmerger ele nao produz uma nova legenda e sim um arquivo igual ao video mas com (1) no final e legenda duplicada no proprio filme.. a pergunta é. no utimo freemaker video converter eu pego a emsma legenda do inciio?

    ResponderExcluir
  7. no meu caso quando converti com o mkvmerge, transformou em mk3D e não em MKV, sendo que esse formato MK3D nem pode ser convertido pelo freemake, e nem dá pra jogar direto na tv pq não suporta.

    ResponderExcluir
  8. Segui os passos e funcionou perfeitamente... Ainda estou convertendo para AVI. A legenda funcionou!

    ResponderExcluir
  9. Fiz o procedimento conforme informado, porém minha legenda ficou enorme e difusa.

    ResponderExcluir
  10. por favor me ajudem
    fiz tudo mas a legenda fica com simbolos estranhos nas palavras que tem acentos e pontuações
    me ajudem...
    obrigado

    ResponderExcluir
  11. porque o meu converteu para arquivo mk3d?

    ResponderExcluir
  12. Carol Velloso e Carlos Rafael: vocês devem renomear o arquivo para .mkv pois se estiver em mk3d não dá para o Freemake Video Converter reconhecer o arquivo. Enfrentei o mesmo problema e resolveu desta forma.

    Rodrigo e matheus garcia: Vocês podem e tem de alterar as legendas no 3DSubtitler. Eu coloca elas em Arial Narrow, no tamanho 36, Europa Ocidental, na cor branca e sem esquecer de marcar o VobSub como formato de saída.

    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  13. No meu Bluray + TV Sony 3D, não funcionou, fiz o procedimento conforme informado, porém minha legenda ficou enorme e difusa. Ao testar no computador parece funcionar, mas ao rodar na TV não funcionou.

    ResponderExcluir
  14. gostei e vou tentar aprender eu ja sei baixar filmes 3d...

    ResponderExcluir
  15. Tudo bem, ainda esta ativo este topico?

    ResponderExcluir
  16. Excelente tutorial! Vlw pela ajuda. Funcinando perfeitamente bem após 5 anos! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de saber o que eu preciso fazer para assistir filmes 3D na minha TV Sony KD-55X705E 4K? Obrigada

    ResponderExcluir